sábado, 22 de fevereiro de 2020

CORRIDA DOS PARQUES EM JOÃO PESSOA PELA SUSTENTABILIDADE

A quantidade de provas de corrida de rua no Brasil só vem aumentando na última década. Esse fato deve ser comemorado, mas também há ressalvas. Enquanto a prática esportiva combate o sedentarismo e traz saúde aos seus adeptos, o uso do espaço público para grandes eventos requer responsabilidade. Como, por exemplo, o respeito com o meio ambiente – desde o lixo jogado no percurso até a emissão de gases que causam o efeito estufa. Mas será possível aliar corrida e sustentabilidade?

Sim. E está se tornando cada vez mais comum a presença de provas que têm a sustentabilidade como um dos seus focos principais. Esses eventos buscam educar os participantes sobre a importância de não deixar “pegadas”, ou seja, minimizar os impactos das ações cotidianas no meio ambiente. Em um futuro próximo, o ideal é que essa premissa esteja enraizada em todo evento esportivo, bem como na cabeça de qualquer corredor do país.

O Bessa é um dos berços de nascimento de tartarugas ,  infelizmente é comum encontrar  tartarugas  mortas , após autopsia se verifica  sacolas plásticas no estomago.

A coruja buraqueira também é comum nos Parques e elas são protegidas desde sua reprodução , dia 10 de maio dia das mães a mãe coruja é homenageada . 


CORRIDA E SUSTENTABILIDADE 

Quando se fala em sustentabilidade na corrida, o que logo vem à cabeça são as embalagens plásticas deixadas nas vias – o copinho descartável, o pacote do suplemento, a garrafinha de isotônico. Segundo Dema Macedo idealizador da Corrida dos Parques ,pensar em um evento ecologicamente responsável vai muito além disso. 

“Para qualquer evento, você precisa mobilizar uma estrutura e pessoas. Você utiliza energia, traz uma equipe de pessoas, equipamentos. Todas essas atividades vão impactar o meio ambiente,  tudo isso gera CO2, ou seja, quantos gases responsáveis pelo efeito estufa você está gerando. São esses gases que vão contribuir para o aquecimento global.”

EMPRESAS COLABORADORES 

Pensando nisso a Corrida dos Parques somente  colaboradores , empresas com  responsabilidade socioambiental podem fixar sua marca ao evento .  

LIXO 

Após hidratação no percurso da corrida os corredores são orientados a descartar corretamente os copos , não jogando na via pública.  Nos pontos estratégicos contaremos com  coletores de recicláveis pelo percurso . 

KIT FINISH 

Os plásticos que embalam o lanche natural dos corredores , são substituídos por sacolas de algodão .

KIT ATLETA SUSTENTÁVEL 

Medalha com madeira reflorestada , chaveiro ecológico , eco bag para ajudar a reduzir o uso de sacolas de plásticos e uma muda de árvore. 

PROVA 

3 KM ( corrida/caminhada)    6 Km   e 12 Km


PERCURSO 

Corredor ecológico do Bessa entre Praça do Caju e Aeroclube , com largada e chegada no Parque Parahyba II.

DATA 

10 de Maio

INSCRIÇÕES 

Timerunpb.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.